Nesta segunda-feira (8), o time Tibério Limeira esteve reunido com o Secretário de Saúde da Paraíba, Arí Reis e uma das reinvidicações foi um castramóvel fixo para atender Guarabira e as cidades vizinhas, uma iniciativa que visa a saúde e o bem-estar animal.

O grupo já conseguiu que através do programa ParaíbaPet, o Governo da Paraíba disponibilize, no aniversário de Guarabira, um castramóvel durante três dias para atender à população local e regional. Apesar disso, o grupo defende que seja apenas o início de uma solução mais ampla, com a implantação de um castramóvel fixo.

Entre os presentes estavam os vereadores Nal Fernandes, Renato Meireles e Ramon Menezes, os ex-vereadores Josa da Padaria, Bica e Zé do Empenho, além do presidente do PSB de Guarabira, Wellington Oliveira, do vice Beto Meireles e de André Freitas.

A cobrança ganha ainda mais relevância diante da dificuldade da Prefeitura de Guarabira em garantir o serviço. A cidade, que conta com um castramóvel desde 2022, enfrenta críticas por sua ineficácia. O serviço, que deveria auxiliar no controle de zoonoses, tem sido alvo de reclamações por, supostamente, apenas realizar cadastros sem que as castrações sejam efetivamente realizadas. A inércia do serviço municipal, somada à ausência de um centro de zoonoses na cidade, tem contribuído para o crescimento descontrolado da população de animais de rua.

A reunião com o secretário de Saúde Arí Reis e a proposta de um castramóvel fixo pelo grupo de Tibério Limeira, sinaliza que o estado está fazendo a sua parte, articulando e buscando soluções. A iniciativa, no entanto, também expõe sobre a necessidade de uma ação mais decisiva por parte da Prefeitura de Guarabira para resolver essa crise silenciosa que afeta não apenas os animais, mas também a saúde pública da população.