O Programa Coração Paraibano celebra seu primeiro ano de funcionamento com um marco significativo: mais de 10 mil procedimentos realizados em todo o estado. Lançada em 10 de março de 2023, essa iniciativa do Governo da Paraíba, gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), tem desempenhado um papel vital na oferta de cuidados de urgência e emergência cardiológica em toda a Paraíba, salvando vidas do Litoral ao Sertão.

Sob a liderança do secretário estadual de Saúde, Jhony Bezerra, o programa se destacou por sua contribuição significativa para a redução da mortalidade causada por infarto agudo do miocárdio no estado, registrando uma diminuição de mais de 20%. Jhony Bezerra enfatiza o sucesso do Coração Paraibano ao longo do último ano, ressaltando sua abordagem integrada e abrangente, que inclui telemedicina, UTI aérea, frota de ambulâncias, administração de trombolíticos e, principalmente, quatro centros de hemodinâmicas.

"O Coração Paraibano completa um ano de muito sucesso. Foi lançado com o objetivo de interiorizar a assistência de média complexidade e atender a todo o estado com uma rede complexa que envolve telemedicina, UTI aérea, 61 ambulâncias, trombolíticos e, acima de tudo, quatro centros de hemodinâmicas. E os números falam por si só, são mais de 10 mil paraibanos atendidos, com uma redução de mortalidade de mais de 20% porque hoje há um programa integrado que envolve todo esse cuidado de forma efetiva”, comemorou Bezerra.

O programa Coração Paraibano opera com uma estrutura de assistência 24 horas, contando com uma equipe multiprofissional altamente capacitada para o atendimento de pacientes com infarto agudo do miocárdio. As quatro hemodinâmicas, distribuídas em três hospitais, desempenham um papel fundamental nesse cenário. O Hospital Metropolitano, em Santa Rita, serve como Centro Coordenador, enquanto o Hospital de Trauma de Campina Grande e o Hospital Regional de Patos atuam como Centros Especializados em Cardiologia Intervencionista. Além disso, há 12 Centros de Referência que fornecem suporte na estabilização dos pacientes, garantindo uma abordagem abrangente e eficaz em toda a rede do programa.

O Programa Coração Paraibano demonstra não apenas a capacidade do estado em oferecer cuidados de saúde de qualidade, mas também o compromisso do governo em priorizar a saúde e o bem-estar dos cidadãos paraibanos.