Foi o caso do agora subtenente Alexandre Henrique de Andrade, do Batalhão de Operações Especiais (5ª Companhia do Bope) de Campina Grande. Ele estava de folga buscando um atendimento médico, numa clínica do bairro da Prata, em Campina Grande, quando percebeu dois criminosos rendendo e assaltando um carro dos Correios na frente da clínica. Após procedimentos de segurança para não colocar a vida do entregador em risco, ele perseguiu a pé os acusados e, depois de uma troca de tiros, prendeu todos dois e recuperou a carga que estava sendo levada.
Critérios – Antes de ser promovido por ato de bravura, os policiais passam por etapas criteriosas, que começam com a instauração de um conselho especial por ato de bravura, iniciado pelo comando-geral da PM. Nesse conselho são analisados: caso concreto, amplitude da ocorrência e a norma que assegura esta promoção extra na carreira profissional. O último ato é do governador João Azevêdo, que publica a promoção, após toda essa análise anterior.
O governador João Azevêdo já concedeu 6.027 promoções na Polícia Militar, de 2019 até agora, entre eles, a dos praças por ato de bravura.
Confira a lista de promovidos por ato de bravura:
- Subtenente Alexandre Henrique de Andrade
- Subtenente Williams Alexandre de Lira
- Subtenente Clayton de Carvalho Silva
- 1° Sargento Wellington Silva Barbosa
- 1° Sargento José Djair Custódio
- 1° Sargento José Djair Ferreira
- 2º Sargento Salomão Vicente de Lima Neto
- 2º Sargento Gilvan Lopes de Souza Júnior
- 2º Sargento Bartolomeu Edwin Leite Toletino
- 2° Sargento Lindenberg Marques Rodrigues
- 3º Sargento Thyego Dantas Pereira de Aquino
- 3º Sargento Leonardo do Nascimento Ferreira
- 3º Sargento Juilamys de Morais Lima Marinho
- Cabo Victor Hugo Oliveira da Silva