Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, entre 2019 e 2021 foram mais de 200 mil desaparecidos no paÃs. Fantástico acompanhou buscas em tempo real.
Os adolescentes de 12 a 17 anos são os que mais desaparecem no paÃs (29,3%); 10% são jovens de 25 a 29 anos; 6,6% são pessoas com mais 60 anos; e as crianças representam 3,1%. O paÃs ainda não tem um banco de dados unificado com todas as pessoas que desaparecem. Em 2019, o governo sancionou a Lei da PolÃtica Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas. Essa lei previa a criação de um cadastro nacional que até hoje não existe. Segundo o Ministério da Justiça, a previsão é que esse sistema unificado seja criado até o fim deste ano.
Criado em 2013, o Banco Nacional de Perfis Genéticos une dados de DNA coletados por forças policiais de todo o paÃs, mas ainda tem 18 mil restos mortais na fila para serem identificados.
A maioria das polÃcias civis do Brasil não tem procedimentos operacionais para casos de desaparecimento. "A polÃcia investiga quando tem elementos”, afirma Renato Sérgio de Lima, diretor presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.