Não é novidade para quem acompanha as movimentações políticas em Guarabira, que existe um racha ou melhor dizendo, uma divisão em dois blocos dos membros representantes do PSB em Guarabira.
Um lado composto pelo Advogado Teotônio, vice-Prefeito de Guarabira, Wellington Antônio, do Vereador Josa da Padaria e Célio Alves , que apoiaram a candidatura do Deputado Federal, Gervásio Maia, e por quem são liderados. Do outro lado está o Vereador e Lider da Oposição na Câmara, Renato Meireles , o Vereador Nal , o vereador Zé do empenho e de Beto Meireles que já afirmaram ter alinhamento e comungar das ideias com o Secretário de Administração da Paraíba, Tibério Limeira.
A divisão começou em meados de 2021, mas foi evidenciada em 2022, com o partido colocando dois nomes para disputa de Deputado Estadual na cidade e apoiando diferentes candidatos a Deputado Federal. Célio Alves que com seus aliados acompanharam Gervásio Maia e Renato Meireles que com seu grupo votou em Raniery Paulino.
Essa divisão é vista por quem tem o mínimo de percepção política como um obstáculo que impede o avanço do Partido Socialista Brasileiro no município. Guarabira apesar de ser um município de mais de 30 mil eleitores, tem demonstrado nas últimas disputas eleitorais que não comporta tantos nomes disputando seus espaços de poder. Em 2016 e 2020, o número de votos conquistado pelos candidatos de oposição foram maiores do que o do candidato vencedor, o que construiu o entendimento de que a oposição precisa estar unida em torno de um nome para ter chances claras de vitória.
Com o retorno do Governador João Azevedo ao PSB, o partido tem retomado os espaços que havia perdido e em todo o estado terá nomes para disputar nas principais cidades, Guarabira pode ser uma dessas. Entretanto, com a divisão atual em dois blocos, será novamente uma tarefa difícil para o partido conseguir vencer o grupo que tem apoio da atual gestão munícipio e que está no terceiro mandato.
Desde a volta dos trabalhos legislativos, o Vereador Renato Meireles assumiu a liderança da oposição na Casa Osório de Aquino e iniciou a defesa dessa ideia de união das oposições para disputa das eleições de 2024. O Vereador também se reuniu com lideranças para arregimentar mais apoio em torno deste entendimento. Ainda de forma discreta, nos últimos dias o ex-Secretário Célio Alves tem falado sobre a importância de um alinhamento entre as oposições.
Está cada vez mais claro para os membros da oposição ligados ao PSB em Guarabira que a união no partido tem grande representação para convergência da oposição nas eleições do próximo. Do contrário, esse obstáculo resultará com o mesmo desfecho das últimas duas eleições municipais.